O Projeto de Melhoria Contínua de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (Avsec) promoveu sua segunda edição da Oficina de Melhoria ContínuaAvsecentre os dias 8 e 10 de outubro.O eventoonlinecontou com a participação de aproximadamente 400 profissionais,incluindooperadoresaéreos, operadores de aeródromos, centros de instruçãoAvsec, Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (Esatas), instrutoresAvsec, Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac), vigilantes e servidores da Anac.
Durante a oficina, foram discutidos os principais riscos relacionados aos itens de maior não conformidade nas atividades de controle de qualidadeAvsec, visando alinhamento entre operadores e a melhoria contínua da segurança. A programação incluiu uma mesa redonda sobre procedimentos de segurança em canais de inspeção, com a participação da Anac,doAeroporto de Viracopos,doGrupo Orbital edaPolícia Federal.
Também foram abordadas a avaliação de riscos regulatórios pela Anac, uma metodologia de avaliação adotada pelo Aeroporto de Brasília (Inframérica) e a avaliação de risco cibernético na aviação civil. A oficina ainda tratou do Plano de Segurança de Empresa de Serviços Auxiliares ou Explorador de Área Aeroportuária (Psesca), com apresentação da VINCIAirports.
Os participantes debateram sobre aseleção e reciclagem de profissionaisAvsec, procedimentos de inspeção de segurança, controle de qualidade e testesAvsec.
Assessoria de Comunicação Social da Anac
Mín. 23° Máx. 39°