novo 1 - 728x90 laranja

Covid-19: certificado de vacinação será necessário para participar de enventos presenciais da Fenecan

Por Redação em 14/09/2021 às 17:46:16

O ConecteSus é o aplicativo do Governo Federal que registra dados de Saúde dos usu√°rios do Sistema Único de Saúde, o Sus. Com a pandemia do Covid-19, os cidad√£os de Cana√£ dos Caraj√°s ter√£o de gerar o Certificado Nacional de Vacina√ß√£o Covid-19 via aplicativo, comprovando vacina√ß√£o em primeira ou segunda dose. Para participar dos eventos presenciais da Fenecan que inicia no dia 2 de outubro, os interessados ter√£o de estar vacinados a, pelo menos, 14 dias.

Segundo técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, o prazo mínimo segue a recomenda√ß√£o do Ministério da Saúde. Segundo o órg√£o, é após esse período que o corpo humano come√ßa a produzir anticorpos para a Covid-19.

O aplicativo est√° disponível para baixar na Google Play (Android) e na App Store (IOS). Após instalar o aplicativo, os usu√°rios ter√£o de cadastrar seus dados e, automaticamente, os registros sobre a vacina√ß√£o estar√£o disponíveis. No aplicativo é possível acompanhar outros servi√ßos de saúde como exames, medicamentos e prontu√°rio eletrônico.

Saiba como emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19:

Certificado Nacional de Vacinação Covid-19

O que é?

O Certificado Nacional de Vacina√ß√£o COVID-19 é um documento que comprova a vacina√ß√£o do cidad√£o contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, através do Conecte SUS Cidad√£o, a possibilidade de o cidad√£o visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Os registros de vacina√ß√£o s√£o inseridos nos sistemas de informa√ß√£o ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Entre estes sistemas, destacamos: Sistema de Informa√ß√Ķes do Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes/SI-PNI, Sistema e-SUS Aten√ß√£o Prim√°ria à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.

Esses dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital.

Após a conclus√£o do ciclo vacinal, o cidad√£o poder√° emitir o Certificado Nacional de Vacina√ß√£o COVID-19, no servi√ßo "vacina" do aplicativo ou na vers√£o web do Conecte SUS Cidad√£o.

Para o viajante: Apesar de n√£o existir uma normativa internacional publicada, alguns países est√£o aceitando o Certificado Nacional de Vacina√ß√£o contra COVID-19 como comprovante de vacina√ß√£o.

Quem pode utilizar esse serviço?

Todos os cidad√£os que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Etapas para a realização deste serviço?

  1. Tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imuniza√ß√£o ou em uma Unidade B√°sica de Saúde.

Observa√ß√£o: O registro pode ser realizado por profissional em sistema de informa√ß√£o ou em papel. No último caso, h√° um processo de digita√ß√£o, organizado pela Vigil√Ęncia Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou n√£o ser realizado pelo vacinador.

Tempo de dura√ß√£o da etapa: Depende da vacina administrada. O intervalo do ciclo vacinal est√° disponível no Plano Nacional de Operacionaliza√ß√£o da Vacina Contra a COVID-19.

  1. Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidad√£o (Android ou IOS) ou da vers√£o web, acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informa√ß√£o. Caso n√£o apare√ßa no sistema após 10 (dez) dias da data da vacina√ß√£o, verificar se houve algum problema de digita√ß√£o com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde.

Tempo estimado de espera: Até 10 dias.

  1. Emiss√£o do Certificado: No Conecte SUS Cidad√£o, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no bot√£o emiss√£o do certificado.

Tempo estimado de espera: 2 minutos

Observa√ß√£o: O Certificado Nacional de Vacina√ß√£o contra a COVID -19 só ser√° habilitado após a finaliza√ß√£o do esquema vacinal. Dessa forma, o cidad√£o dever√° estar atento ao número de doses necess√°rias para cada imunizante.

Como emitir o certificado pelo aplicativo do Conecte SUS Cidad√£o?

Siga os passos abaixo para baixar o app no smartphone, efetuar login pelo acesso único do governo federal gov.br e acessar os dados da campanha de vacina√ß√£o até emitir o seu certificado. É preciso ter um número de CPF para acessar o servi√ßo.

Fonte: Prefeitura de Cana√£ dos Caraj√°s

Comunicar erro
banner 2

Coment√°rios

azul 728x90
novo 3- 728x90 Azul