Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) sediará, em sua unidade Rio Anil, a Game Jam das Iemanas, um evento inovador que busca empoderar meninas por meio da tecnologia, da criatividade e da inclusão na indústria de videogames.
Realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a iniciativa é um marco para o Maranhão, que tem se destacado no incentivo à educação tecnológica e na formação de jovens talentos alinhados às demandas do mercado do futuro.
A Game Jam das Iemanas conecta o currículo Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) ao protagonismo feminino, proporcionando às estudantes ferramentas e habilidades para que se tornem desenvolvedoras, designers e líderes no setor de tecnologia.
A proposta vai além de ensinar criação de jogos, é um chamado à inclusão e à transformação social, promovendo diversidade na força de trabalho e no conteúdo produzido pela indústria dos games.
“O Iema tem como missão preparar os jovens para o futuro e garantir que meninas tenham as mesmas oportunidades de ocupar espaços estratégicos no mercado de tecnologia. A Game Jam das Iemanas é mais que um evento, é um símbolo de inclusão, inovação e empoderamento feminino, em parceria com o Unicef, reafirmando nosso compromisso com uma educação pública de excelência e igualitária”, destacou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, destacou a importância da parceria, que amplia o alcance entre jovens e reforça a contribuição do evento de tecnologia para a segunda década da vida.
“Essa segunda edição do Game Jam, realizada em parceria com os Iemas, solidifica a proposta de trabalho do Unicef no estado do Maranhão. A iniciativa fomenta a aproximação de adolescentes e jovens maranhenses com tecnologias, promovendo a aprendizagem e a incorporação do pensamento crítico para planejar o futuro de suas vidas. Além disso, representa uma contribuição efetiva para o desenvolvimento geral do estado. Essa é a aposta do Unicef: garantir para cada criança e adolescente do Maranhão um futuro promissor, pautado no desenvolvimento com inclusão, justiça e criatividade”, disse.
O evento, que contará com a participação de 10 unidades do Iema classificadas na fase anterior, também reforça o compromisso do instituto em preparar suas alunas para o mercado de trabalho por meio da educação inovadora e inclusiva.
Atualmente, as meninas representam mais de 53% dos estudantes do Iema e iniciativas como a Game Jam das Iemanas são fundamentais para fortalecer sua representatividade em áreas ainda dominadas por homens.
Para o Maranhão, a parceria com o Unicef potencializa o alcance de projetos como este, que além de promover o protagonismo feminino, alinham-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável, garantindo a inclusão de adolescentes e jovens em trajetórias educacionais e profissionais mais promissoras.
A Game Jam será um espaço de aprendizado, criatividade e troca de experiências, reafirmando o compromisso do Iema e do governo estadual com uma educação que promove um futuro mais justo e inclusivo para todos.
Serviço
O quê:Lançamento do II Game Jam das Iemanas.
Quando:Dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 17h.
Onde:Iema Rio Anil, Rua Primeiro de Maio, bairro Aurora, São Luís-MA.