Sexta, 13 de Dezembro de 2024
21°C 35°C
Canaã dos Carajás, PA
Publicidade

Obras de reestruturação no Distrito Industrial de Ananindeua avançam com investimentos do Estado

Serviços de engenharia, arquitetura e urbanismo estão sendo realizados, contemplando normas de sustentabilidade e segurança

Moy
Por: Moy Fonte: Secom Pará
25/11/2024 às 15h21
Obras de reestruturação no Distrito Industrial de Ananindeua avançam com investimentos do Estado
Crédito: Divulgação

Iniciadas neste mês de novembro, as obras de reestruturação no Distrito Industrial de Ananindeua seguem avançando, consolidando o compromisso da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) com a melhoria da infraestrutura e a promoção do desenvolvimento econômico e social no município. Serviços de engenharia, arquitetura e urbanismo estão sendo realizados, contemplando normas de sustentabilidade e segurança, com o objetivo de oferecer um ambiente mais eficiente e adequado para trabalhadores e investidores.

O Governo do Pará investiu um total de R$ 2.824.778,78 na realização de obras que incluem serviços de asfaltamento, nivelamento de terreno, instalação de sistemas de escoamento, sinalização, tapa-buracos, roçagem, limpeza, remoção de entulhos e pintura de meio-fio, com previsão de término em seis meses.

A reestruturação do Distrito integra o Plano Plurianual (PPA) 2024/2025 da Codec, alinhado às metas de atrair novos investimentos econômicos ao Estado e de cumprir seu objeto social de projetar, implantar e administrar áreas industriais. “Essa obra não é apenas uma ação estrutural, mas uma entrega social que visa gerar emprego e renda, promovendo o desenvolvimento local e melhorando os índices econômicos e sociais do Distrito de Ananindeua”, destaca a equipe da Companhia.

Sustentabilidade como prioridade -Entre as diretrizes técnicas da obra, está o cumprimento integral das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e das legislações ambientais aplicáveis, garantindo que o projeto seja ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. A obra prioriza menor impacto ambiental, redução de impactos sobre recursos naturais como flora, fauna, solo e água, eficiência no uso de recursos, tecnologias para economia de água e energia, inovação sustentável, uso de materiais locais e práticas que diminuam a pressão sobre recursos naturais, geração de empregos, preferência por mão de obra local, impulsionando a economia regional.

Gerenciamento responsável -A Codec exige que a empresa contratada cumpra exigências específicas, como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC), que prevê o mapeamento, segregação e destinação correta dos resíduos, conforme normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A gestão de resíduos e insumos também será auditada periodicamente, garantindo transparência e conformidade com as legislações vigentes.

Impacto social e econômico -O Distrito Industrial de Ananindeua é considerado estratégico para atrair novos negócios ao Pará, impulsionar o desenvolvimento regional e gerar impactos positivos na qualidade de vida da população. Com infraestrutura modernizada e práticas sustentáveis, a iniciativa reforça o papel da Codec como protagonista no fomento ao crescimento econômico do Estado.

Com previsão de continuidade até o próximo ano, as obras reafirmam o compromisso da Companhia com a construção de um futuro mais sustentável, eficiente e inclusivo para o Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias