Domingo, 03 de Novembro de 2024
23°C 39°C
Canaã dos Carajás, PA

Campanha Outubro Rosa no HGT alcança mais de 500 participações em exames e orientações de saúde

A iniciativa reuniu 522 participações e já foram agendados 100 exames, incluindo mamografias, ultrassons (transvaginais e mamárias) e hemograma com...

31/10/2024 às 15h52
Por: Moy Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Uma ação itinerante para agendamento de mamografias e exames preventivos marcou o encerramento da campanha "Outubro Rosa", promovida pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), nesta semana, no estacionamento de um supermercado, localizado na PA-150, bairro Industrial. A iniciativa reuniu 522 participações, incluindo profissionais de saúde e a população interessada nos exames e orientações de saúde.

Durante a ação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização da unidade hospitalar, foram agendados 100 exames, incluindo 16 mamografias, 52 ultrassons (transvaginais e mamárias) e 32 exames de rotina, como hemograma completo, análise de urina e colesterol. Até o momento, a campanha já realizou um total de 218 mamografias.

A enfermeira Emanuelle Campiolo, que também atua no GTH, esteve à frente das ações como palestrante, ressaltou a importância da campanha e o compromisso contínuo com a saúde feminina na região.

"Hoje finalizamos as ações do Outubro Rosa, mas nosso compromisso com a saúde da mulher continua. Este mês reforçamos a importância do cuidado preventivo, e queremos levar essa conscientização para outros meses do ano. Vamos seguir trabalhando para garantir que as mulheres tenham acesso à informação e aos cuidados que precisam, fortalecendo a saúde feminina e proporcionando mais qualidade de vida à nossa comunidade", enfatizou a profissional.

Ações

Ao longo do mês de outubro, o HGT promoveu uma série de ações em apoio à campanha Outubro Rosa, tanto internamente quanto externamente da unidade hospitalar. Logo no início do mês, foi implantado um sistema facilitado para o agendamento de exames de mamografia.

Maria de Fátima Silva, de 52 anos, moradora do bairro Industrial, foi uma das usuárias que compareceram à ação itinerante de encerramento da campanha Outubro Rosa do HGT. Com histórico familiar de câncer de mama, Maria sempre teve receio de realizar exames preventivos, mas foi motivada pela campanha e pelo fácil acesso aos agendamentos.

"Essas ações foram uma bênção para mim e para muitas mulheres da comunidade. Muitas vezes, a gente fica adiando exames por falta de tempo ou de informação. Ter o apoio aqui perto e poder agendar minha mamografia com orientação me deixou muito mais tranquila. Agora, quero seguir esse cuidado o ano inteiro", afirmou Maria de Fátima.

Entre as ações para a conscientização e educação em saúde, destacaram-se as palestras em duas escolas estaduais da cidade, onde foram abordados cuidados essenciais com a saúde feminina, contando com a presença de mais de 190 participantes. Além disso, a campanha também envolveu parcerias com a empresa local Agro Cangaia, que levou informações e agendamento de mamografias para as colaboradoras. Dentro do HGT, ações de educação em saúde foram promovidas para os usuários com dicas personalizadas sobre saúde e bem-estar.

"Ficamos felizes com o engajamento da comunidade durante a campanha Outubro Rosa. Ver tantas mulheres participando e buscando informações sobre a saúde é um sinal de que nossa unidade hospitalar está no caminho certo. A prevenção deve ser um tema constante em nossas vidas, e juntos faremos isso acontecer", disse o diretor-executivo do HGT, Eduardo Pereira.

O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias