Quarta, 19 de Março de 2025
22°C 30°C
Canaã dos Carajás, PA

Governo do Maranhão lança sistema de monitoramento de políticas públicas e programas estaduais

O evento realizado no Palácio Henrique de La Rocque reuniu servidores das assessorias de planejamento das unidades gestoras do Governo do Estado pa...

Moy
Por: Moy Fonte: Secom Maranhão
13/03/2025 às 19h23
Governo do Maranhão lança sistema de monitoramento de políticas públicas e programas estaduais
- Seplan lança sistema de monitoramento de políticas públicas e programas estaduais - Simma (Foto: Pedro Ítalo Cunha)

Para promover melhorias tecnológicas no monitoramento dos programas estaduais e das políticas públicas, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), lançou o Sistema Integrado de Monitoramento do Maranhão (Simma), em solenidade nesta quinta-feira (13), no Palácio Henrique de La Rocque. O evento reuniu servidores das assessorias de planejamento das unidades gestoras do Governo do Estado para a apresentação do novo sistema e fornecer orientações operacionais.

O sistema é uma ferramenta on-line de acompanhamento das ações e subações do PPA 2024-2027 e foi elaborado para substituir o atual uso de planilhas em Excel por uma interface tecnológica mais intuitiva, com um banco de dados diretamente ligado ao Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef). A expectativa é que o Simma otimize a rotina de fornecimento das informações e facilite a disponibilização desses dados para gestores e técnicos habilitados da administração pública estadual.

Atrelada ao lançamento do sistema, haverá também a 1ª Oficina de Capacitação do Simma, que acontece de 13 a 19 de março, com objetivo de habilitar os usuários para o uso do sistema e instruí-los a fornecer as informações na rotina de monitoramento do PPA, em consonância com o Decreto de Normas nº 36.691, de 06 de janeiro de 2025, que estabelece normas de programação e execução orçamentária e financeira.

O lançamento do Sistema Integrado de Monitoramento do Maranhão está ligado a mudanças propostas pela Seplan para reforçar o acompanhamento dos projetos governamentais. A secretaria criou a Superintendência de Monitoramento de Políticas Públicas, na estrutura da Secretaria-Adjunta de Planejamento e Orçamento (Splan), para propor e executar modificações na atual metodologia de monitoramento intensivo.

“Hoje estamos lançando o Sistema Integrado de Monitoramento do Maranhão, ferramenta moderna e ágil que possibilitará ao Governo do Maranhão fazer o acompanhamento e monitoramento dos programas e políticas públicas do estado. É um grande avanço, vamos deixar de trabalhar com as velhas planilhas de Excel e vamos partir para a tecnologia, dando a possibilidade dos gestores, dos secretários e do governador tomarem a melhor decisão possível”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro.

Sobre o Simma

O primeiro módulo do sistema, de inserção de informações das metas físicas dos órgãos, foi desenvolvido pela própria Seplan em um ano de trabalho, por meio da Superintendência de Monitoramento junto com a Gestão de Tecnologia da Secretaria-Adjunta de Administração e Finanças (Saaf), otimizando recursos públicos por não utilizar serviços terceirizados na produção da ferramenta.

A segurança dos dados possui várias camadas de proteção, entre sistemas de autenticação e autorização, criptografia de senhas, comunicação baseada em protocolos, defesa de Cross-Origin Resource Sharing (Cors) para requisições indesejadas e auditoria de logs. A praticidade e a natureza intuitiva são pontos fortes do Simma, segundo a superintendente de Monitoramento de Políticas Públicas da Seplan, Marina Scotelaro. “Além de diminuir a imprecisão, reduz, de forma significativa, o esforço do técnico no fornecimento da informação”, completou a superintendente.

O preenchimento dos dados pelos órgãos permitirá a geração de relatórios em diversos formatos. Além disso, todas as ações do Plano Plurianual (PPA) são listadas no Simma, permitindo o acompanhamento tempestivo e on-line da execução de cada uma das ações e subações das políticas públicas de cada órgão responsável. É prevista, na evolução do sistema, a produção de uma base de dados aberta para acesso aos cidadãos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias