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UMA BOA ALIMENTAÇÃO PARA O COMBATE DO COVID-19

A ESCOLHA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PODE CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

Por Redação em 05/05/2020 às 11:40:00

É fato comprovado que a alimentação não serve somente para suprir a nossa necessidade de se manter saciado, mas também uma boa alimentação garante uma ótima nutrição e consequentemente um bom funcionamento do nosso corpo. Portanto, ela influência, e muito, na saúde.


Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde.

Fique atento aos primeiros sinais de sede!
A ingestão de água é importante para a hidratação. É fundamental sua ingestão frequente e regular. Não vale substituir por refrescos, refrigerantes, bebidas lácteas e bebidas açucaradas de forma geral. É água mesmo! Fique atento aos primeiros sinais de sede e satisfaça imediatamente a necessidade do seu organismo.

ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

O novo coronavírus está deixando os cientistas cada vez mais com dúvidas, tendo em vista como o vírus age de pessoa para pessoa - algumas relatam ter sintomas leves de um resfriado enquanto outras morrem quando os pulmões ficam inflamados e se enchem de líquido - Porém, uma coisa é fato, o sistema imunológico desempenha um papel fundamental para definir a recuperação ou a gravidade dos sintomas.
Na maioria do casos fatais relacionados ao novo coronavírus se deve ao sistema imunológico enfraquecido, que aparentemente tem dificuldade para fornecer os a resposta as células de defesa , e não necessariamente aos danos causados pela próprio vírus. Então, sem mais delongas, vamos listar alguns alimentos que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Frutas citrícas
- Acerola, kiwi, limão e laranja são algumas frutas ricas em vitamina C, um antioxidante capaz de aumentar a resistência do organismo. Estudos mostram que pessoas que consomem vitamina C têm menos chance de ficar resfriadas e, mesmo quando ficam, os sintomas são menos graves.

Tomate
O licopeno, que dá a coloração avermelhada ao tomate, é capaz de remover radicais livres do organismo e também combater doenças cardiovasculares. Seja utilizado em forma de molho, suco, sopa ou salada, o tomate pode ajudar a reduzir o risco de tumores de pulmão, pâncreas e próstata.

Chá verde
Esse chá possui polifenóis, conhecidos como EGCG (epigalocatequinagalato) e outras catequinas, que são potentes antioxidantes e impedem a multiplicação de vírus e bactérias. O chá verde ainda contém flavonóides, conhecidos por estimular o sistema imunológico. Desse modo, o organismo fica mais resistente contra infecções.

Iogurte
Produtos lácteos e fermentados são fontes de lactobacilos, também chamados de "bactérias do bem". Além de melhorar a flora intestinal, esses microrganismos são capazes de melhorar a capacidade do organismo de absorver nutrientes e diminuir o risco de infecções.
O consumo de iogurte faz bem para o estômago, pois ajuda a diminuir a carga bacteriana de H. Pylori, a bactéria responsável por gastrites e úlceras.
As "bactérias do bem" também podem favorecer a recuperação de infecções intestinais.

Alho
Eficaz no combate a doenças como bronquite e resfriado, o alho auxilia no controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial. O antioxidante presente no alimento é chamado de alicina, e protege o corpo de doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Mel
Utilizado para combater problemas respiratórios e inibir a tosse, o mel possui substâncias antiinflamatórias e antibacterianas que trabalham como um escudo de proteção para o organismo. Ele tem sua ação potencializada quando associado ao própolis.
Além de melhorar a imunidade, o mel favorece o funcionamento intestinal e auxilia na cicatrização da pele.

Vale lembrar que é importante consultar um nutricionista para prescrever uma dieta rica e nutritiva, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Fonte: Ministério da Saúde / Dr.consulta

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